banner_site_teoria0667

Para quem é esse Mestrado e Doutorado?

Você ama Literatura e está buscando aprofundar seu conhecimento na área? Este é o seu momento. O Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade é o caminho para seu crescimento intelectual e profissional no campo dos estudos literários. Nosso objetivo é qualificar os profissionais de Letras e áreas afins para a docência, a pesquisa e a prática da escrita criativa. Para isso, oferecemos a oportunidade de ingresso nas seguintes linhas de pesquisa:

Esta linha de pesquisa volta-se aos estudos de cultura, teoria, história e crítica literária com olhar voltado para os processos de construção da subjetividade nos contextos literário, histórico, político e cultural. Investigação dos processos pelos quais o texto literário articula as relações de poder que dão origem à formação do sujeito romântico, tanto em seu aspecto político, quanto ontológico, ético e epistemológico.

Os estudos dessa perspectiva têm seu enfoque na produção de saberes capazes de ampliar a compreensão em torno das políticas que foram ou estão sendo empregadas no processo de construção das subjetividades, tanto por meio da individualidade, quanto da coletividade. Discussão das formas e práticas de construção da subjetividade das minorias nos textos de autores representativos da minoria estudada.

Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa: 

  • Crítica Cultural
  • Passagens da Modernidade
  • Poéticas e Políticas Afro-Americanas
  • Linguagens da Alteridade
  • Tópicos de Leitura I
  • Tópicos de Leitura II

Nesta linha de pesquisa, enfoca-se as tensões entre as posturas mais pragmáticas e tradicionais dos estudos literários e a perspectiva mais genérica e inclusiva que tem marcado a atuação teórica contemporânea, sobretudo quando se pensa na diversidade de reciclagens, combinações e recombinações no âmbito dos gêneros textuais e das múltiplas abordagens teóricas.

O estudo nesta linha se debruça também sobre as poéticas literárias em suas expressões contemporâneas, com ênfase à passagem da modernidade para a pós-modernidade e na desconstrução dos discursos de caráter totalizante.

Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa: 

  • Poéticas da Modernidade
  • Poéticas da Reciclagem
  • Poéticas da Cena Contemporânea
  • Tópicos de Leitura I
  • Tópicos de Leitura II
  • Tópicos de Leitura III

Esta linha de pesquisa “Literatura e Intermidialidade” pretende debater os conceitos de intermidialidade sob uma perspectiva que vai além de um simples comparativismo, focalizando especialmente o estudo das inter-relações, dos contágios, das imbricações e dos atritos entre a literatura e outras formas de arte/mídia, que, cada vez mais convergem, gerando processos discursivos cada vez mais complexos.

Transitando entre a materialidade do texto literário e a semiologia do texto, da imagem e do som, esta linha tem como meta o estudo dos processos de produção de sentido, valendo-se de conceitos como transposição midiática e intermidialidade, tradução ou transposição intersemiótica, adaptação intermidiática, entre outros.

Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa: 

  • Imagem e Literatura
  • Estudos de Intermidialidade
  • Literatura e Tecnologia digital
  • Tópicos de Leitura I
  • Tópicos de Leitura III

O processo criativo da escrita em si é, atualmente, tema abordado a partir de diversas concepções, desde a crítica genética até a semiótica. Tal processo pode constituir ele mesmo uma tomada de posição do escritor e do artista, contribuindo para a discussão do aspecto ideológico da literatura.

A relação do autor com o texto, o conceito de autoria e suas relações com as tramas textuais, os diferentes processos criativos e suas teorias de base, a articulação entre criação consciente e inspiração são alguns dos objetos desta linha de pesquisa. Da mesma forma, a escrita é alvo de análise a dialética entre invenção e tradição, e de estudos que buscam entender como isso se dá dentro de um determinado sistema literário, com seus mais variados vínculos e diálogos com o campo do extraliterário.

Entrando no complexo universo dos gêneros literários, os elementos da narrativa e suas articulações arquitetônicas, a poesia e sua “hesitação” entre som e sentido também são alvo dos estudos aqui desenvolvidos. Como essa linha de pesquisa desborda da teoria para a prática, exercícios de escrita criativa serão basilares nesse processo, com a produção e a análise de diversos textos narrativos, poéticos e dramáticos, entre outros.

Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Poéticas do Contemporâneo:

  • Escritas de si – Autoficção
  • Escrita Criativa I
  • Escrita Criativa II
  • Tópicos de Leitura I
  • Tópicos de Leitura II

No Mestrado e no Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade, enfatizamos a reflexão acerca da importância da linguagem e da literatura como elementos essenciais na formação da identidade nacional, o aprimoramento de pesquisadores e a produção e propagação de conhecimentos ligados à área.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO

POR QUE FAZER 

MESTRADO 
E DOUTORADO?

Ser Mestre ou Doutor pode gerar impactos diretos e positivos em sua vida pessoal, acadêmica e profissional.

Além de aprofundar verticalmente seu conhecimento por meio da pesquisa em um tema de seu interesse, pode garantir o ingresso para professores em Instituições de Ensino Superior, pois a maioria das faculdades e universidades exigem o título stricto sensu para a contratação de docentes.

Potencialize seu sucesso, aperfeiçoe seus conhecimentos e contribua com sua área de pesquisa.

DIFERENCIAIS

  • Recomendado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária é stricto sensu, uma opção que se encaixa no perfil do aluno que quer seguir carreira acadêmica e utilizar o título para lecionar.
  • São 13 professores permanentes, profissionais oriundos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e doutores formados nos últimos 10 anos. Eles trabalham com instrumentos teórico-metodológicos que enriquecem e ampliam o saber acadêmico dos alunos.
  • Infraestrutura completa para sua formação teórica e prática.
  • O Programa oferece desconto de 50% sobre o valor total da mensalidade para os alunos que comprovem vínculo com as instituições conveniadas. Além disso, há vantagens também para o ex-aluno Uniandrade (10%) e para os alunos que pagam a mensalidade até o dia 10 de cada mês (40%).

PROCESSO 
SELETIVO

Documentos para seleção

Além do recibo de pagamento da taxa de inscrição, os candidatos precisam entregar o projeto de pesquisa vinculado a uma das linhas de pesquisa e o endereço eletrônico do currículo Lattes para o e-mail mestrado@uniandrade.edu.br.

ATENÇÃO!

Todos os alunos do sistema de Pós-Graduação do País devem possuir o Currículo Lattes. Para preenchê-lo, o candidato deve acessar a página do CNPq (www.cnpq.br) e seguir as orientações encontradas na Plataforma Lattes. Não serão aceitos outros modelos de currículo.

Projeto de Pesquisa

O Projeto de Pesquisa deverá ter de cinco a sete páginas, incluindo a folha de rosto e a bibliografia, e ser entregue em três vias. O modelo do projeto e as indicações para a formatação do documento estão anexados ao edital.

A seleção de candidatos para o Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária é realizada mediante processo seletivo de duas etapas: 

 

I – Etapa I: Análise e avaliação dos projetos e dos currículos até 04 de agosto de 2020

 

II – Etapa II: Entrevista realizada nos dias 5 e 6 de agosto de 2020, mediante agendamento. 


Exame de proficiência em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês): Aplicado aos aprovados em data a ser agendada ao longo do segundo semestre (o exame não tem caráter eliminatório).

Serão aprovados os 13 (treze) primeiros candidatos com média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros), cuja divulgação será feita até o dia 07 de agosto de 2020, via e-mail.

  • As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas nos dias 10 e 11 de agosto de 2020.

 

Documentos para a matrícula

Requerimento de matrícula (formulário fornecido pela instituição no ato da matrícula); Histórico escolar de graduação (fotocópia simples); 

Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso (fotocópia autenticada); Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento. 

Fotocópia da prova de quitação do serviço militar (quando for o caso);

Fotocópia do Título do Eleitor atualizado e comprovante da última votação;

Fotocópia do CPF e Identidade (mesma face);

Foto 3×4 (com o nome completo indicado no verso).

Comprovante de Residência. 

Boleto bancário quitado da primeira parcela (matrícula).

Garanta sua Vaga!

MESTRADO

DOUTORADO

INSCRIÇÕES ENCERRADAS