PROJETOS ATUAIS DE PESQUISA DOCENTE
TÍTULO DO PROJETO: INTERMIDIALIDADE VS. TRANSMIDIALIDADE / ADAPTAÇÃO VS. TRANSMIDIAÇÃO
LINHA DE PESQUISA: LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: BRUNILDA REICHMANN
Descrição do projeto: Esse projeto visa a elucidar os mais variados conceitos relacionados à Intermidialidade, expressão que substituiu “Estudos Interartes”, que, por sua vez, substituiu a expressão “Estudos Comparativos” ou “Literatura Comparada”. Está relacionado à linha de pesquisa Literatura e Intermidialidade e às disciplinas Imagem e Literatura, Estudos de Intermidialidade e Literatura e Tecnologia Digital do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da Uniandrade. Esse projeto, portanto, visa a trabalhar com vários conceitos desenvolvidos ao longo de anos e que resultaram em uma profusão de termos e conceitos nos Estudos de Intermidialidade. Alguns trabalhos a serem realizados e publicados serão de cunho teórico e outros de cunho analítico. Os trabalhos de cunho teórico prestar-se-ão ao esclarecimento da diversidade e multiplicidade da terminologia e os de crítica tratarão principalmente da análise de séries como a intitulada Ripley, de 2024, baseada no romance policial O talentoso Ripley (1955), de Patricia Highsmith, em diálogo também com o filme O talentoso Ripley, de 1999. Essa série tematiza as pinturas e obras de Caravaggio, em seu intenso diálogo com sua pintura do início ao fim da série e com a utilização da técnica chiaroscuro, característica do pintor. Os teóricos da adaptação e da picturalidade serão os mais requisitados, quer para ressignificar e densificar passagens quer para demonstrar como a leitura superficial de uma transposição pode obscurecer a riqueza do resultado do processo transmidiático.
TÍTULO DO PROJETO: RELAÇÕES LITERÁRIAS SUL-SUL: BRASIL/AMÉRICA LATINA E ÍNDIA
LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CAMILA MARCHIORO
Descrição do projeto: Este projeto visa investigar o intercâmbio cultural entre América Latina e Índia durante o século XX utilizando as redes estabelecidas por escritores e poetas locais como ponto de partida. O estudo busca destacar conexões muitas vezes obscurecidas pela hegemonia intelectual. Por meio da análise de obras literárias, correspondências e interações de autoras como Cecília Meireles, Victoria Ocampo e Gabriela Mistral no que se refere à Índia, o projeto busca responder a questões fundamentais sobre como redes de intercâmbio cultural impactaram a literatura latino-americana do século passado. Ao final, espera-se contribuir para uma compreensão mais ampla das relações culturais entre Brasil/América Latina e Índia, revitalizando estudos sobre esse tema e oferecendo insights para uma História da Literatura da América Latina no século XX e suas relações com o Oriente.
TÍTULO DO PROJETO: AS CONFIGURAÇÕES INTERMIDIÁTICAS NAS OBRAS DE ARTE DA ATUALIDADE
LINHA DE PESQUISA: LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CÉLIA ARNS DE MIRANDA
Descrição do projeto: Descrição: Percebe-se que, atualmente, existe um interesse crescente em relação aos estudos da intermidialidade e que as perspectivas de investigação das configurações intermidiáticas que caracterizam as obras de arte da contemporaneidade são muito profícuas. Exemplos de obras que são constituídas por diversas mídias estendem-se desde os espetáculos teatrais, filmes, histórias em quadrinhos até performances, óperas, musicais, dentre outras possibilidades. Pretende-se com esse projeto promover uma ampliação, atualização e revisão dos parâmetros teóricos que regem as discussões tanto nos eventos acadêmicos como nos GTs difundidos pelo Brasil. Os alunos e ex-alunos da pós-graduação a nível de especialização, mestrado e doutorado serão convidados a participarem através dos cursos que serão ofertados, dos grupos de pesquisa e, de uma forma muito enfática, através das pesquisas que serão desenvolvidas e da compilação de artigos e livros que serão publicados.
TÍTULO DO PROJETO: A ANTIFICÇÃO ROMANESCA BRASILEIRA COMO EXEMPLO DE ESTÉTICA LITERÁRIA, ATRAVÉS DA AUTOFICÇÃO TESTEMUNHAL
LINHA DE PESQUISA: POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: EDSON RIBEIRO DA SILVA
Descrição do projeto: A pesquisa procura estabelecer o conceito de antificção romanesca como definição para uma estética recorrente na produção literária brasileira recente. A autoficção serviu como possibilidade para a literatura de testemunho, assim como para narrativas de temática identitária. Por ser uma modalidade que abarca gêneros, a autoficção desdobrou-se em inúmeras configurações estéticas. No Brasil, ela aparece como antificção, conceito criado por Philippe Lejeune para explicar a demanda por narrativas em que o autor fala de si, de um modo bastante específico: se, em países como França e Espanha, o leitor tem buscado escritas de si, como diários e autobiografias, aqui a antificcionalidade fica evidente na demanda por romances autoficcionais de testemunho. Nas últimas décadas, a antificção tem aparecido na literatura que trata dos traumas gerados pela ditadura militar. Os romances de teor testemunhal trazem em sua configuração documentos reais, notícias, fotografias, como modo de estabelecimento de um pacto de leitura parresiástico, no sentido de Michel Foucault. Há uma prevalência do romance-diário e da passionalidade como reação às políticas de esquecimento e negacionismos. A pesquisa se apoia nos conceitos de ficção e pacto de leitura de John R. Searle, no de antificção, de Philippe Lejeune, no de autoficção como pacto ambíguo, de Manuel Alberca, e no de parresía, de Michel Foucault, como coragem de falar a verdade, no de identidade narrativa, de Paul Ricoeur, para quem narrar é constituir-se como sujeito. Esses romances são narrativas de formação individual e coletiva. São exemplos de vitalidade do romance.
TÍTULO DO PROJETO: VOLTANDO PARA CASA: INTERTEXTOS BÍBLICOS EM OBRAS LITERÁRIAS
LINHA DE PESQUISA: POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
PROFESSORA RESPONSÁVEL: GREICY PINTO BELLIN
Descrição do projeto: Eric Auerbach, no célebre estudo intitulado Mimesis, aponta para a existência de dois pensamentos que forjaram o cânone literário ocidental: o pensamento grego, representado pelas epopeias de Homero, e o pensamento hebraico, que encontra sua máxima representação nos textos que compõem a Bíblia. Objeto de estudo por parte de outros autores, entre eles Robert Alter, Frank Kermode e Northrop Frye, os textos bíblicos encontram profundas ressonâncias em várias obras literárias de diferentes épocas e contextos, o que remete aos múltiplos intertextos evocando aspectos complexos e profundos dos enredos presentes tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. O propósito deste projeto é mapear, discutir e analisar a presença destes intertextos em várias obras literárias tanto do Brasil quanto do exterior, levando em consideração o conceito de produção de presença, formulado por Hans Ulrich Gumbrecht, assim como o conceito de consciência, objeto de variados estudos na vertente da fenomenologia e sua aplicação à análise do texto literário. O projeto também procurará acolher estudos que envolvam adaptações dos textos bíblicos para variadas mídias, como novelas, séries televisivas, filmes, quadrinhos, músicas, esculturas, pinturas, enfim, mídias que apontem para a preservação do cânone bíblico nos dias atuais.
TÍTULO DO PROJETO: PRODUÇÃO DE PRESENÇA NA LITERATURA, NAS ARTES E NAS MÍDIAS
LINHA DE PESQUISA: POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
PROFESSORA RESPONSÁVEL: GREICY PINTO BELLIN
Descrição do projeto: A polarização do ambiente acadêmico entre estudos culturais e desconstrucionismo, referida por Hans Ulrich Gumbrecht em Atmosfera, Ambiência e Stimmung (2014), conduz à necessidade do estabelecimento de uma vertente de análise literária que priorize o impacto material dos textos literários sobre a consciência humana e sobre o corpo e mente dos leitores. O termo “material” não se refere, entretanto, a uma perspectiva de análise marxista, como comumente se comenta na academia. Trata-se de uma vertente que encontra na expressão produção de presença uma de suas mais contemporâneas realizações, conduzindo-nos a refletir sobre abordagens que desestabilizem a primazia exclusiva do sentido na análise literária e nos levem a observar aspectos referentes à corpo, performance e Stimmung sem, todavia, negligenciar a atribuição de significados que é tão indispensável à existência humana. O objetivo deste projeto é, com base nas ideias de Gumbrecht, Paul Zumthor e Bert Hellinger, discutir e analisar os efeitos de presença e Stimmung produzidos por várias obras literárias, artísticas e midiáticas, considerando que estes efeitos são responsáveis pela eternização destas obras na mente e na memória dos leitores. Serão também acolhidos estudos que focalizem em adaptações intermidiáticas como manifestações da presença de um texto em ou dentro de outro, a fim de ampliar o escopo de nossas investigações.
TÍTULO DO PROJETO: PERSPECTIVAS INTERMIDIÁTICAS NO ESTUDO DE QUESTÕES SOCIOCULTURAIS E DA MATERIALIDADE DAS MÍDIAS
LINHA DE PESQUISA: LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MAIL MARQUES DE AZEVEDO
Descrição do projeto: Midialidades são cruzamentos comunicativos materiais que permitem que forma e conteúdo sejam transferidos e recebidos entre um emissor e um receptor, podendo ser transmissor e receptor seres humanos, objetos ou animais. Aspectos sensoriais, espaço-temporais e semióticos são os blocos básicos na construção de midialidades. Assim, a própria noção de mídia e de mediação acarreta a ideia de mistura de elementos: não existem mídias puramente auditivas, tácteis ou olfativas. Com a finalidade de orientar subprojetos de acadêmicos este projeto desenvolve o estudo e organização de um arcabouço teórico básico para análise das relações intermidiáticas em literaturas situadas no cruzamento de culturas, a exemplo das literaturas de minorias e das literaturas pós-coloniais. Parte-se dos estudos de adaptação de Linda Hutcheon, de relação entre mídias de Irina Rajewsky, Claus Clüver e Lars Ellestrom. Numa tradição que se estende de Karl Marx e Max Weber a Guy Debord e Jean Baudrilllard, o processo de modernização ou de pós-modernização é entendido como um processo de abstração (BROWN (2010). No entanto, desde os anos 1990, a atenção na materialidade do meio, da informação e da comunicação inspira pesquisas sobre uma ampla variedade de tópicos, desde o substrato material da mídia até o ser humano e à interação do corpo com a tecnologia. Para desenvolver o estudo da materialidade dos fenômenos intermidiáticos toma-se como ponto de partida os estudos sobre materialidades da comunicação de Bill Brown. Hans Ulrich Gumbrecht, Thomas Nall e outros.
TÍTULO DO PROJETO: IDENTIDADE, MEMÓRIA E RESISTÊNCIA NA VOZ DE ESCRITORAS NEGRAS EM PROTESTO CONTRA O NEOCOLONIALISMO
LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: MAIL MARQUES DE AZEVEDO
Descrição do projeto: A preservação da identidade e da memória ancestral é de importância decisiva para os indivíduos em situação de inferioridade, em relação às camadas dominantes de uma sociedade, seja em termos de raça, classe ou gênero. Na sociedade patriarcal a experiência do homem é central e absoluta, enquanto a mulher é alienada da subjetividade plena: o homem detém o poder do “eu” (self) enquanto a mulher é relegada ao status de “outro”. A oposição self vs other expressa em diferentes termos como centro/margem ou dominante/silenciado desempenha papel fundamental no estudo da literatura de autoras negras, que constituem o objeto deste projeto de pesquisa. O corpus constitui-se da produção literária de autoras afro-brasileiras, afro-americanas e africanas de língua portuguesa ou inglesa. Concentra-se o estudo na interseccionalidade das categorias de gênero, raça e classe – e na importância de reconhecê-la como determinante da dominação e exploração que afeta certas mulheres. Esta, segundo Maria Lugones, é a premissa básica do feminismo de cor. Suas representantes denunciam o feminismo hegemônico por ignorar a interseccionalidade entre raça/classe/sexualidade/gênero. (Lugones, 2008). As teorias de escrevivência de Conceição Evaristo; de womanism (mulherismo) de Alice Walker, dororidade, de Vilma Piedade; ou de mulherismo africana, na denominação de Clenora Hudson-Weems − que rejeita tanto as denominações feminismo africano como feminismo negro, alegando que os dois termos permanecem alinhados com o feminismo branco de classe média − embasam as análises.
TÍTULO DO PROJETO: A ARTE DA BREVIDADE
LINHA DE PESQUISA: POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
PROFESSOR RESPONSÁVEL: MARCELO BARBOSA ALCARAZ
Descrição do projeto: O objetivo desse projeto é ler e problematizar autores que se expressaram através das formas breves, brasileiros e latino- americanos. Escritores que se expressaram através dos seguintes gêneros literários: , conto, crônica, miniconto e aforismos. O objetivo maior é a discussão sobre a criação de formas breves, para dizer com Ricardo Piglia, textos quase sempre fronteiriços, que expressam de algum modo a fluidez e a aceleração contemporânea: contos, crônicas, prosa poética, trechos de diários íntimos ou pequenos aforismos. Ao final será feito o cruzamento com exercícios de escrita criativa, com a produção e a análise de textos produzidos pelos alunos. São muitos os autores que poderiam ser inseridos nesse debate, mas nosso recorte terá como foco alguns deles que levaram ao extremo o exercício da beleza conciliada com a brevidade. Dalton Trevisan, João Glberto Noll e Júlio Rámon Rybeiro.
TÍTULO DO PROJETO: CRÔNICA E ANTICRÔNICA: UM DEBATE
LINHA DE PESQUISA: ESCRITA CRIATIVA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: MARCELO BARBOSA ALCARAZ
Descrição do projeto: A crônica é o um dos mais conhecidos gêneros literários brasileiros, contudo, é definida muitas vezes como um gênero leve, menor. Este projeto deverá fomentar a leitura e o debate sobre autores que problematizam e modificam a percepção acerca do gênero, considerando-o complexo e refinado. Estudaremos textos contemporâneos que mimetizam o caos e a aceleração, a preponderância das imagens e a carência da imaginação; escritos que mesclam o oportunismo do fotógrafo com a habilidade do ensaísta, impressões sobre o cotidiano com a metalinguagem. Neste projeto vamos expor e problematizar as várias tonalidades do gênero e não somente o conforto da definição “gênero leve e menor”. Por isso, vamos propor o conceito de anticrônica, capaz de se aproximar mais dos temas e da estética de autores como Hilda Hilst, Jamil Snege e Victor Heringer.
TÍTULO DO PROJETO: CÂNONE, VANGUARDA E SISTEMA LITERÁRIO: TRADIÇÃO, RUPTURA E (DES)CONTINUIDADES
LINHA DE PESQUISA: POLÍTICAS DE SUBJETIVIDADE
PROFESSOR RESPONSÁVEL: OTTO LEOPOLDO WINCK
Descrição do projeto: Segundo a Teoria dos Polissistemas, de Itamar Even-Zohar, um determinado sistema literário é constituído de vários fatores (produtores, consumidores, instituição, produto, mercado e repertório) e diversos estratos, que funcionam como opções concorrentes parcialmente alternativas. Assim, há um estrato dominante, canonizado, e estratos mais ou menos periferizados: um estrato popular, outro vanguardista, outros ainda ligados a determinados nichos de consumidores. Qualquer sistema cujos estratos dominantes não sofram a concorrência de estratos não-canonizados entraria em decadência. Sob a pressão destes, os repertórios não podem permanecer inalterados. E é esta dinâmica que garante a evolução do sistema, sem a qual ele poderia fossilizar-se ou mesmo extinguir-se. O presente projeto pretende lançar um olhar sobre essas disputas entre estratos concorrentes no desenrolar sincrônico de um determinado sistema literário.
TÍTULO DO PROJETO: NARRATOLOGIA: OS ELEMENTOS DA NARRATIVA
LINHA DE PESQUISA: ESCRITA CRIATIVA
PROFESSOR RESPONSÁVEL: OTTO LEOPOLDO WINCK
Descrição do projeto: À luz da narratologia de Roland Barthes, Gérard Genette, Paul Ricoeur, Umberto Eco e Yves Reuters, pretende-se examinar os procedimentos e os elementos constituintes da narrativa, desde a focalização até a relação entre o tempo do narrado e o tempo do narrar, passando pelas anacronias (analepses e prolepses) e os demais elementos do texto narrativo. A partir disso, o nosso alvo é exercitar os mais diversos modos narrativos. Objetivo geral: estudar, analisar e exercitar os principais elementos da narrativa. Objetivos específicos: a) ter uma visão geral do funcionamento interno da “máquina” narrativa; b) atualizar os conhecimentos de narratologia e articulá-los com as demais áreas dos estudos literários; c) com base nesses estudos, produzir textos narrativos em que esses elementos sejam experimentados; d) relacionar os modos de representação e os meios representados, servindo-se para tanto de aportes de Bakhtin, Walter Benjamin, Lukács e Franco Moretti.
TÍTULO DO PROJETO: LITERATURA, MÍDIAS E TECNOLOGIA: TRANSITIVIDADES E MUTAÇÕES
LINHA DE PESQUISA: LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
PROFESSORA RESPONSÁVEL: VERÔNICA DANIEL KOBS
Descrição do projeto: O projeto analisa a relação da literatura com outras mídias (Rajewsky, 2005) e com as tecnologias que caracterizam as publicações impressas (Machado, 2001; Carrière; Eco, 2009) e digitais (Beiguelman, 2003). Nesse âmbito, devido ao fato de o termo “mídias” abranger não apenas os meios de comunicação (Kress; Van Leeuwen, 2001), mas também as artes (Stangos, 2000), privilegiam-se as adaptações, que oferecem novas perspectivas, um novo contexto e um público mais amplo para a literatura. É nesse sentido que a ideia da transitividade torna-se essencial, já que o diálogo entre as artes resulta na complementaridade, no aprofundamento e na permanência do texto literário. Por outro lado, há também a mutação, considerando que, apesar de a obra adaptada continuar sendo lida e discutida, ela sofre mudanças de diversas ordens, a fim de se encaixar em um novo tempo e em uma nova sociedade (Stam, 2006). Além disso, há as mudanças estéticas, em consequência da linguagem e dos recursos próprios da arte relacionada à adaptação. Abrangendo, ainda, a literatura que transita do livro para a tela do computador, este projeto investiga as diferenças entre os suportes off-line e on-line, no que diz respeito às vantagens, desvantagens e, principalmente, no que se refere aos atributos da literatura digital, que vem contribuindo de modo positivo para a reconfiguração do livro impresso (Bolter, 2001) e também dos processos de autoria e leitura. Em contrapartida, focalizando especialmente o hiperambiente digital, este estudo também analisa as características inerentes à cibertextualidade (Aarseth, 2006; Santaella, 2003), que amplia, de modo bastante significativo, o cruzamento da literatura com outra artes e com outras mídias (Santaella, 2005; Sonvilla-Weiss, 2010).