Produção Docente

2023

Título: Questões de Intermidialidade: Teatro, Cinema, Ópera

Tipo de Produção: Técnica

Título: Apresentação da Revista Scripta Uniandrade v. 21 n. 3

Tipo de Produção: Bibliográfica

2021

Título: Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Intermídia: Estudos de Intermidialidade”

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Shakespeare e as Modernidades”

Tipo de Produção: Técnica

2020

Título: Macbeth, a Ópera Coro de Giuseppe Verdi: Travessias e Transações Intermidiáticas

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Livro

Título: Mesa Redonda: Adaptation / Transmediation / Intermediality

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de evento

2019

Título: Membro da Comissão Organizadora do Evento Escrita, Som, Imagem: II Colóquio Internacional

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de evento

Título: Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário de Dramaturgia e Teatro: Teatro e Política

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de evento

Título: Nós do Morro Cannibalizes Shakespeare’s Dream

Tipo de Produção: Técnica

Título: Nós do Morro Appropriates Shakespeare’s Dream from an Intercultural Perspective

Tipo de Produção: Técnica/ Apresentação de trabalho

2018

Título: ”Macbeth: A Apresentação das Bruxas em Shakespeare e Verdi”

Tipo de Produção: Técnica/ Apresentação de trabalho

Título: Mary Del Priore: Um Olhar por Trás das Cortinas do Brasil Império

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Artigo de Jornal ou Revista

Título: Mediadora da Mesa-Redonda – X Seminário de Pesquisa, II Encontro Internacional e VII Jornada Intermídia

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Comissão Científica – VII Jornada de Estudos Shakespeareanos

Tipo de Produção: Técnica

Título: Mesa-Redonda – X Seminário de Pesquisa, II Encontro Internacional e VII Jornada Intermidia

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Comissão Especial para Avaliação de Memorial Descritivo em Processo de Progressão Funcional de Associado IV para Titular da Profa. Dra. Liana de Camargo Leão

Tipo de Produção: Técnica

2017

Título: Mediadora da Mesa Redonda: “Reconstruindo Shakespeare”

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Defesa da Dissertação de Mestrado de Érika Bodstein

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Defesa da Tese de Doutorado de Mauro Scaramuzza Filho

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Defesa de Mestrado de Aline Miriane Guerios

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Angélica Tomiello

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Eliza Pratavieira

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Marília Ferreira

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Cinthia Mara Masetto

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Pamela Stival

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação de Thiago Henrique Zanotti

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Mesa-Redonda “Dramaturgia e a Cena Contemporânea II”

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Comitê Científico do Evento “Escrita, Som, Imagem: Colóquio Internacional e VI Jornada Intermídia”

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Conselho Científico Do III Seminário Nacional de Dramaturgia e Teatro: Dramaturgia e a Cena Contemporânea

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos Shakespeareanos – (CESH)

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Conselho Editorial da Editora Tessitura

Tipo de Produção: Técnica/ Editoria

Título: Membro do Conselho Editorial da Texto e Contexto Editora

Tipo de Produção: Técnica/ Editoria


2023

Título: Orientação de Tese – Cristian Abreu de Quevedo

Tipo de Produção: Técnica

2021

Título: Membro da Comissão Organizadora do XIII Seminário De Pesquisa, V Seminário de Dissertações em Andamento e III Semana de Iniciação Científica de Letras da Uniandrade: Literatura Latino-Americana – Margens, Fronteiras e Alteridade

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de eventos

Título: Membro do Grupo de Pesquisa (ANPOLL): Literatura, Artes e Mídias

Tipo de Produção: Técnica

2020

Título: Narratologia Transmídia e Narrativa Transmídia, de Marie-Laure Ryan

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Tradução

Título: Mesa Redonda: Adaptation / Transmediation / Intermediality

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de evento

2018

Título: Mediadora de Mesa Redonda: Literatura e Séries Televisivas

Tipo de Produção: Técnica/ Organização de evento


2023

Título: Pés-de-Lótus: Considerações Sobre a Mulher Chinesa em Passaporte para a China, de Lygia Fagundes Telles

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Artigo em Periódico


2023

Título: Orientação de Tese – Fabricio de Lima Moraes

Tipo de Produção: Técnica

Título: Consultoria de Língua Inglesa para a Revista Scripta Alumni

Tipo de Produção: Técnica/ Serviços técnicos

Título: Orientação de Dissertação – Niceia Bogdanovicz

Tipo de Produção: Técnica

2021

Título: Membro da Banca de Defesa do Heitor Augusto Colli Trebien (UFPR)

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Defesa do Heitor Augusto Colli Trebien (UFPR)

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banca de Qualificação da Caroline A. dos Santos Fernandes (UFPR)

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Banda de Defesa de Priscila Célia Giacomassi

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) “Intermídia: Estudos de Intermidialidade”

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro do Grupo de Pesquisa Literatura e Outras Artes (CNPQ)

Tipo de Produção: Técnica

2019

Título: Mesa Redonda: O Discurso do Poder e o Poder do Discurso em Otelo de Shakespeare

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

2018

Título: Mesa Redonda – X Seminário de Pesquisa, II Encontro Internacional e VII Jornada Intermídia

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

Título: Moderadora de Palestra – VII Jornada de Estudos Shakespearianos

Tipo de Produção: Técnica

Título: Membro da Comissão Especial para Avaliação de Memorial Descritivo em Processo de Progressão Funcional de Associado IV para Titular da Profa. Dra. Liana de Camargo Leão

Tipo de Produção: Técnica


2023

Título: Orientação de Tese – Alexsander Roberto Alves Valadão

Tipo de Produção: Técnica

2022

Título: A Dialética entre Mesmidade e Ipseidade como Constitutivas da Identidade Narrativa no Romance de Formação

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

2021

Título: Membro do Conselho Consultivo e Parecerista da Revista Scripta Alumni

Tipo de Produção: Técnica


2023

Título: Produção de Presença em Tennessee Williams e Edgar Allan Poe

Tipo de Produção: Técnica

Título: Banca de Qualificação de Mestrado da Aluna Cleide Rosa Paulino Pelegrini

Tipo de Produção: Técnica

2022

Título: A Fria Concretude de Baltasar Gracián: um Jesuíta do Século XVII Fascinado pelo Pensamento

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Tradução

Título: A Ambiência da Morte em Pedro Páramo

Tipo de Produção: Bibliográfica/ Trabalho em anais

Título: A Ambiência da Morte em Pedro Páramo

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

2019

Título: Machado de Assis Crítico Teatral: uma Análise das Crônicas da Década de 1860

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

Título: Machado, Poe e Baudelaire: da Modernidade Europeia à Identidade Literária Pan-Americana

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

Título: Machado de Assis Revisitado: Novas Estratégias e Abordagens

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

2018

Título: O Bandido do Rio das Mortes, de Bernardo Guimarães

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

2017

Título: Machado Leitor de Camilo: Paródia e Emulação em Memórias Póstumas de Brás Cubas e Coração, Cabeça e Estômago

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho

Título: Mais Coisas entre Céu e Terra do que Sonha a nossa Filosofia: Machado de Assis e a  Paródia de Hamlet

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho


2021

Título: “Memory and Testimony in Extraordinary Times”. Memória e Testemunho em Tempos Extraordinários

Tipo de Produção: Bibliográfica/Artigo em periódico

Título: Mesa Redonda – Apropriação e (Eco)Migração em Hag-Seed (2016) de Margaret Atwood

Tipo de Produção: Técnica/Apresentação de trabalho


A área de concentração – Teoria Literária  –  abriga quatro linhas de pesquisa:
I – Políticas da Subjetividade: abriga estudos relacionados às subjetividades da pós-modernidade, presentes na literatura e em outras expressões culturais.
II – Poéticas do Contemporâneo: abriga estudos relacionados à estética literária e à intertextualidade.
III – Literatura e Intermidialidade: abriga estudos da literatura e outras artes e mídias, tais como cinema, teatro, pintura e música.
IV – Escrita Criativa: aborda criticamente o processo de criação textual, compreendendo os mais diversos gêneros literários (narrativo, lírico, dramático).
DESCRIÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA E RELAÇÃO ENTRE AS LINHAS E AS DISCIPLINAS
I – POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE
Esta linha de pesquisa volta-se aos estudos de cultura, teoria, história e crítica literária com vistas à investigação dos processos de construção da subjetividade nos contextos literário, histórico, político e cultural. Investigação dos processos pelos quais o texto literário articula as relações de poder que dão origem à formação do sujeito romântico, tanto em seu aspecto político, quanto ontológico, ético e epistemológico. Estudos cujo enfoque redunda na produção de saberes capazes de ampliar a compreensão em torno das políticas que foram ou estão sendo empregadas no processo de construção das subjetividades, tanto por meio da individualidade, quanto através da coletividade. Discussão das formas e práticas de construção da subjetividade das minorias nos textos de autores representativos da minoria estudada.
Entende-se aqui a subjetividade romântica como um conjunto de valores identitários representativos da relação de forças no campo artístico, histórico e cultural do período. Os estudos propostos nesta linha pretendem aproveitar a metodologia do pensamento romântico como anotação intermediária, visto que ao centrar a produção do discurso num EU histórico e individualizado, o romantismo, paradoxalmente, multiplica olhares sobre indivíduos.
Por outro lado, as investigações do humano ganham dimensão mais complexa a partir do momento em que é possível questionar a dicção clássica do homem; a experiência surge como errância do sujeito centrado no discurso individualizado, cúmulo de angústias e destinos opacos. Torna-se possível pensar pela lógica da diferença. Diferença de credo, de raça, de forma e de lugar. Dessa forma, as séries se complexificam e operam num meio em que a força dos campos social e político se relativizam radicalmente. Por outro lado, mas em simultaneidade, estudar os processos identitários posteriores ao romantismo significa também acompanhar as linhas de totalitarismo que buscam “estancar” as vozes da diferença no meio social, político e cultural. Trata-se, portanto, de investigar e questionar as dicções do humano que ganham voz e lugar por meio de individualidades que se chocam ou se harmonizam caoticamente numa nova lógica de disputas e acordos nos campos social, político e cultural; trata-se, ainda, de verificar como opera a lógica de estatuir valores nacionais a partir de construções identitárias que tomam por base princípios determinados por forças sociais hegemônicas. Da mesma forma, cabe aqui a investigação da noção de raça ou etnia dentro e fora dos discursos nacionais; ou mais, a questão de gênero, presente na reflexão sobre autoria e identidades sexuais do discurso cultural nos meios social e político.
Neste sentido, o vocábulo “política” é aqui empregado para além de sua acepção tradicional, implicando não só as relações decorrentes do poder de Estado, mas toda e qualquer forma pela qual o poder se manifeste. Nesse sentido, o poder é uma prática social, algo que se exerce. O poder e a política, assim concebidos, dão origem a um duplo paradoxo. Em primeiro lugar, pressupõe-se a existência de sujeitos, de alguém que submeta outrem a seu domínio e outro alguém que se deixe submeter. Contudo, a própria ideia de subjetividade já pressupõe as relações de poder, uma vez que o sujeito só se reconhece a si mesmo na apreensão fenomenológica da existência de um Outro. Em outras palavras, a política pressupõe a subjetividade e, ao mesmo tempo, a subjetividade só se dá como resultado do exercício da política. Em segundo lugar, o modo como o texto literário articula as relações de poder que dão origem à formação do sujeito pressupõe uma referência a uma instância extratextual, o contexto, seja este o do autor, do leitor, dos personagens ou de mais de um destes concomitantemente. A linha de pesquisa Políticas da Subjetividade se define, portanto, como uma investigação acerca do modo como o discurso literário encontra uma solução poética e não necessariamente especulativa aos paradoxos mencionados acima.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Políticas da Subjetividade
Disciplinas nucleares ou propedêuticas (4001, 4002, 4003, 4004, 4005)
Código 4006 – Crítica Cultural
Código 4007 – Passagens da Modernidade
Código 4008 – Poéticas e Políticas Afro-Americanas
Código 4010 – Linguagens da Alteridade
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II
II – POÉTICAS DO CONTEMPORÂNEO
Eixo de estudos que buscam evidenciar as tensões entre as posturas mais pragmáticas e tradicionais dos estudos literários e a perspectiva mais genérica e inclusiva que tem marcado a atuação teórica contemporânea, sobretudo quando se pensa na diversidade de reciclagens, combinações e recombinações no âmbito dos gêneros textuais e das múltiplas abordagens teóricas. Estudo das poéticas literárias em suas expressões contemporâneas, com ênfase à passagem da modernidade à pós-modernidade e à desconstrução dos discursos de caráter totalizante.
Os termos “moderno” e “pós-moderno” são problemáticos e controvertidos. O significado dos conceitos de modernidade e modernismo depende do contexto em que se originaram e em que são usados. Modernidade implica uma oposição a algo, e particularmente a uma época histórica que tenha passado e sido superada. Nas artes e na literatura, usa-se o vocábulo “modernismo” para nos referirmos ao desenvolvimento de formas de arte mais auto-reflexivas que surgem no final do século XIX. Outrossim, os usos da palavra “pós-modernismo” mostram tamanha diversidade de significados que ela própria contesta a simples definição. O romance pós-moderno, por exemplo, poderia ser descrito como incorporando um experimentalismo à forma narrativa, por intermédio do qual se busca um rejuvenescimento das convenções estabelecidas da própria forma.
Em outras palavras, o pós-modernismo é um discurso estético de vanguarda, que procura superar as limitações das convenções tradicionais ao procurar novas estratégias para descrever e interpretar a experiência. De acordo com Lyotard, o pós-modernismo não deve ser compreendido como uma progressão histórica que sinalize uma partida presente de um modernismo passado. O modernismo é, na verdade, caracterizado como uma resposta a um conjunto de preocupações que já são, elas mesmas, pós-modernas, uma vez que incorpora um forte desejo nostálgico pelo senso perdido de unidade e constrói em seguida uma estética de fragmentação. O pós-modernismo, ao contrário, começa com a falta de unidade mas, ao invés de lamentá-la, celebra-a. Estas discussões são retomadas por outros críticos associados ao pós-modernismo, como Jean Baudrillard, Fredric Jameson, Jacques Derrida, Michel Foucault, Luce Irigaray, entre outros.
Diante do exposto, optou-se pelo uso do termo “contemporâneo” para dar conta da multiplicidade de linguagens, pluralidade de abordagens teóricas e tendências críticas da época atual, uma vez que o texto literário e suas reciclagens artísticas apresentam-se hoje de forma múltipla, instável e complexa, numa variedade infinita de manifestações ainda pouco pesquisadas. Objetiva-se caracterizar os processos de construtividade, visando a problematização das complexas relações de forma e conteúdo em todos os níveis, nos termos das concepções estéticas e das metalinguagens hoje vigentes.
A contemporaneidade se caracteriza pela multiplicidade de linguagens literárias, pluralidade de abordagens teóricas e tendências críticas. A reciclagem artística, ou seja, a apropriação e/ou adaptação de textos, elementos culturais, formas e convenções literárias herdadas, que também se fez presente anteriormente, é uma tendência marcante. A contaminação de gêneros, a permeação de técnicas e recursos literários, os procedimentos paródicos e combinatórios e o dialogismo intertextual tornaram-se, na época de hoje, lugares comuns. Consideramos relevante, portanto, investigar as manifestações literárias que se fizeram necessárias para expressar a realidade em processo e a relatividade de valores de nossos dias, cujo mapeamento servirá para ampliar a discussão em torno da relação forma /conteúdo e constituir-se-á em veículo fecundo para repensar as relações do homem de hoje com o mundo contemporâneo.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Poéticas do Contemporâneo
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4011 – Poéticas da Modernidade
Código 4012 – Poéticas da Reciclagem
Código 4013 – Poéticas da Cena Contemporânea
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II
Código 4022 – Tópicos de Leitura III
III – LITERATURA E INTERMIDIALIDADE
Esta linha de pesquisa “Literatura e Intermidialidade” pretende debater os conceitos de intermidialidade sob uma perspectiva que vai além de um simples comparativismo, focalizando especialmente o estudo das inter-relações, dos contágios, das imbricações e dos atritos entre a literatura e outras formas de arte/mídia, que, cada vez mais convergem, gerando processos discursivos cada vez mais complexos. Transitando entre a materialidade do texto literário e a semiologia do texto, da imagem e do som, esta linha tem como meta o estudo dos processos de produção de sentido, valendo-se de conceitos como transposição midiática e intermidialidade, tradução ou transposição intersemiótica, adaptação intermidiática, entre outros. Entre seus objetivos, destacamos a análise crítica de obras (contemporâneas ou não), constituídas de textos em diferentes mídias, incluindo produções baseadas na combinação de várias mídias (espetáculos teatrais, óperas, filmes, histórias em quadrinhos, instalações e canções), bem como transposições intermidiáticas (adaptações cinematográficas, romantizações, etc.) e referências intermidiáticas: musicalização da literatura, transposition d’art, ecfrases – representações verbais de textos compostos em signos não verbais –, referências a pinturas em filmes e fotografias, entre outros.
Com enfoque transdisciplinar, esta linha de pesquisa visa a estudar as relações entre a literatura e outras artes e mídias sob o ponto de vista das teorias da Intermidialidade. Como se sabe, os Estudos da Intermidialidade constituem uma resposta à tendência à especialização extrema, que tem impedido uma compreensão mais aberta das profundas interações entre as várias formas de mídias e artes na contemporaneidade. Durante as últimas décadas, estudos sobre a Intermidialidade e a Multimodalidade têm sido estabelecidos em diversas instituições de ensino superior na Europa e na América do Norte. Entretanto, essa abordagem não é inteiramente nova, pois os Estudos da Intermidialidade foram precedidos historicamente por áreas como Estética, Filosofia, Semiótica, Literatura Comparada, Estudos da Mídia e da Comunicação, bem como Estudos Interartes. Na verdade, essa área foi denominada inicialmente “Artes Comparadas”, termo compreensível apenas para aqueles que o associavam ao conceito de Literatura Comparada. Em seguida passou a se chamar “Interarts Studies”, que corresponde a “Estudos Interartes”, em português; porém, nos países de língua alemã, a área sempre teve a denominação de Estudos da Intermidialidade.
Os Estudos da Intermidialidade ampliam o escopo de suas pesquisas ao incorporar o termo “mídias” (e não apenas “artes”): como o conceito de “arte” está associado a certos valores e convenções culturais, o termo “mídia”, com sua ênfase na materialidade dos produtos de uma mídia, tem se mostrado frequentemente mais adequado para a produção cultural desde o início do século XX – sem, no entanto, eliminar um discurso sobre “arte” em determinados contextos. Em suma, podemos definir a Intermidialidade basicamente como o estudo da cooperação e colaboração entre as mídias e as formas de arte, isto é, dos fenômenos que ocorrem entre as mídias. Assim, esse tipo de pesquisa trata de produtos culturais marcados pela ausência de limites entre uma arte/mídia e outra, consciente de que não há formas artísticas/midiáticas “puras”, já que todos os tipos de mídia e de arte estão relacionados de várias maneiras.
Esta linha de pesquisa se propõe a funcionar como uma rede, na qual os pesquisadores envolvidos podem realizar um amplo debate sobre a pertinência do conceito de intermidialidade como um operador de leitura de textos (no sentido amplo deste termo), além de promover pesquisas sobre produtos culturais/artísticos caracterizados pelo cruzamento de artes e mídias.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Literatura e Intermidialidade
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4014 – Imagem e Literatura
Código 4015 – Estudos de Intermidialidade
Código 4016 – Literatura e Tecnologia digital
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4022 – Tópicos de Leitura III
IV – ESCRITA CRIATIVA
Esta linha de pesquisa foi implantada considerando-se a vocação do programa para tratar da prática da escrita e de seus processos criativos. Tal vocação emergiu da presença, dentre o corpo docente do Doutorado, de professores escritores bastante representativos no meio literário regional e nacional. São eles: Edson Ribeiro da Silva, Marcelo Alcaraz, Otto Leopold Winck, Paulo Sandrini e Sigrid Renaux. Esta linha considera que os estudos literários, corretamente compreendidos, não se resumem ao estudo do texto enquanto entidade textual autônoma, tampouco à análise das condições de sua produção – isto é, ao contexto, aquilo que está no “entorno” do texto – ou à história de suas múltiplas e sucessivas recepções.
Recentemente desenvolveu-se um campo de estudos teóricos e práticos em que o texto literário é analisado enquanto processo de criação na sua interação ambivalente com as artes e os processos humanos mais amplos. Nesse sentido, pretende-se lançar um olhar sobre os bastidores, por assim dizer, do processo criativo, libertando-o na medida do possível das concepções românticas que ainda o envolvem. Desde Edgar Alan Poe que os autores mostram que o processo criativo não depende unicamente daquilo que é chamado de inspiração, mas também de um trabalho consciente de organização de ideias e palavras, baseado em técnicas e teorias e considerando as mais diversas instâncias do sistema literário.
O processo criativo em si é, atualmente, tema abordado a partir de diversas concepções, desde a crítica genética até a semiótica. Tal processo pode constituir ele mesmo uma tomada de posição do escritor e do artista, contribuindo para a discussão do aspecto ideológico da literatura. A relação do autor com o texto, o conceito de autoria e suas relações com a tramas textuais, os diferentes processos criativos e suas teorias de base, a articulação entre criação consciente e inspiração são alguns dos objetos desta linha de pesquisa. Da mesma forma, é alvo de análise a dialética entre invenção e tradição, e como isso se dá dentro de um determinado sistema literário, com seus mais variados vínculos e diálogos com o campo do extraliterário. Entrando no complexo universo dos gêneros literários, os elementos da narrativa e suas articulações arquitetônicas, a poesia e sua “hesitação” entre som e sentido também são alvo dos estudos aqui desenvolvidos. Mas como essa linha de pesquisa desborda da teoria para a prática, exercícios de escrita criativa serão basilares nesse processo, com a produção e a análise de diversos textos narrativos, poéticos e dramáticos, entre outros.
Não se pode deixar de considerar também os fenômenos mais recentes de escrita colaborativa e sincrônica, típica das plataformas digitais, e sua inserção no sistema da literatura, as implicações no processo criativo literário, a problematização da relação entre autor e leitor e, por que não, os efeitos desta prática na circulação e recepção da obra literária. Enfim, como o processo criativo está no centro do campo discursivo que se denomina “literatura”, é na presente linha de pesquisa que ele receberá em nosso programa toda a atenção analítica e prática.
Disciplinas relacionadas à linha de pesquisa Escrita Criativa
Disciplinas nucleares ou propedêuticas
Código 4017 – Escritas de si – Autoficção
Código 4018 – Escrita Criativa I
Código 4019 – Escrita Criativa II
Código 4020 – Tópicos de Leitura I
Código 4021 – Tópicos de Leitura II

Não vá ainda! 😀

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